Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

Chefe militar dos EUA diz que 'nada indicava' colapso do governo afegão em 11 dias; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Mark Milley e secretário de Defesa afirmaram que situação no país é segura, apesar de incidentes. O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o general Mark Milley em entrevista coletiva em Arlington sobre a situação do Afeganistão, nesta quarta (18) - Alex Wong/Getty Images/AFP

 

 

O general Mark Milley, chefe do Estado-Maior dos EUA, disse nesta quarta-feira (18) que relatórios de inteligência não indicavam que a queda do governo do Afeganistão com o avanço do grupo rebelde Taleban se daria tão rapidamente.

“Não havia nada que eu ou qualquer outra pessoa tenha visto que indicava um colapso do Exército e do governo em 11 dias”, disse o general, em entrevista coletiva ao lado do secretário de Defesa, Lloyd Austin —a primeira dos dois desde que o grupo fundamentalista islâmico voltou ao poder no Afeganistão.

Segundo o general, diferentes relatórios de inteligência indicavam a possibilidade de três cenários: a tomada taleban seguida de um rápido colapso do governo afegão; uma guerra civil; e uma negociação para transição de poder. “O tempo para um rápido colapso foi estimado em semanas, meses e mesmo anos após nossa partida.”

Leia mais na Folha de São Paulo