Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Itamaraty busca brasileiro que pediu socorro no Afeganistão durante ofensiva do Taleban; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Embaixador brasileiro disse ao 'Estadão' que homem vivia temporariamente no país; lá também estava uma brasileira, casada com um argentino e com dois filhos, mas eles conseguiram fugir para o Uzbequistão, com a ajuda da Argentina. Olyntho Vieira, embaixador do Brasil responsável pelo Paquistão, Afeganistão e Tajiquistão, na Comissão de Relações Exteriores do Senado Foto: Roque de Sá/Agência Senado

 

 

O Itamaraty tenta descobrir o paradeiro de um brasileiro que pediu assistência consular para sair do Afeganistão. A informação foi confirmada ao Estadão por Olyntho Vieira, embaixador do Brasil responsável pelo Paquistão, Afeganistão e Tajiquistão.

Segundo o embaixador, o homem brasileiro, que ele preferiu não identificar por segurança, indicou que vivia temporariamente no país da Ásia Central, tomado pelo Taleban no último domingo, após 20 anos fora do poder.

Para Olyntho Vieira, que falou por telefone da representação diplomática em Islamabad, no Paquistão, a campanha militar do grupo radical islâmico impressionou pela falta de resistência armada, o que indica que a presença ocidental, liderada pelos Estados Unidos, nunca convenceu por completo a população afegã.

Leia mais em O Estado de São Paulo