– Estima-se que até 2030 os fumantes representem 10% das mortes mundiais;
– 90% das causas da doença está no hábito de fumar;
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019), divulgados em maio deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio do Ministério da Saúde, o número de fumantes teve uma queda de 51,1% para 46,6% dos entrevistados.
Ainda que seja um dado a ser comemorado, o número de mortes em decorrência do tabaco e seus produtos derivados, no Brasil, ainda corresponde a 160 mil pessoas por ano, ou seja, 443 por dia, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. No mundo, esse número corresponde a cerca de oito milhões de mortes por ano. Até 2030, estima-se que o hábito de fumar seja responsável por 10% do total de mortes globais.
O tabagismo, além de ocasionar mais de 50 tipos de enfermidades, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão: os fumantes têm cerca de 20 vezes mais risco de desenvolver a doença do que não-fumantes.
Live para abordar o tema
Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 29 de agosto, os médicos do Grupo Oncoclínicas do Paraná e do Rio Grande do Sul promovem no dia 25 de agosto, às 17h, uma live para alertar a população sobre os mitos e verdades relacionados a tabagismo e câncer de pulmão. O bate-papo será com os oncologistas Ana Gelatti, de Porto Alegre, Noelle Wassano, de Curitiba, e Renato Furoni, de Londrina.
A transmissão será feita de forma simultânea nos perfis do instagram da @oncoclinicascuritiba, @oncoclinicaslondrina e @oncoclinicaspoa, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição. No momento do evento, os participantes poderão enviar perguntas e tirar todas as dúvidas referentes ao tema.Oncologista gaúcha Dra. Ana Gelatti será uma das participantes do encontro.