Foi publicado nesta sexta-feira, dia 20, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) edital para a contratação de empresa ou consórcio para a prestação de serviços de recuperação e pintura das fachadas externas do Mercado Público de Porto Alegre. As tintas utilizadas para a execução dos serviços foram doadas ao município pela empresa Suvinil, através de chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), em junho de 2021.
“Com o apoio da iniciativa privada estamos buscando a qualificação dos espaços públicos. A exemplo do Mercado Público, teremos doações para a pintura do Paço Municipal e do Museu Joaquim Felizardo, as quais também serão feitas por grandes parceiros. Estamos trabalhando para deixar pontos icônicos da cidade mais bonitos para os 250 anos de Porto Alegre”, destaca a Secretária Municipal de Parcerias, Ana Pellini.
O processo licitatório para a contratação dos serviços se dará pela modalidade tomada de preços, do tipo menor valor global. O valor estimado para o contrato é de R$ 573 mil. A sessão pública de recebimento e abertura das propostas está marcada para o dia 8 de setembro, às 14h, na Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar, sala 301, Centro Histórico, Porto Alegre). O edital pode ser encontrado no site da secretaria da fazenda através desse link.
“Esta licitação é destinada à contratação de serviços de recuperação e pintura das fachadas externas do local, respeitando sempre os projetos e memoriais descritivos, demonstrando o comprometimento da gestão com a manutenção da construção original. O edital foi elaborado considerando a importância do Mercado Público como um lugar que acompanhou os principais fatos históricos e políticos de Porto Alegre nos últimos 60 anos”, ressalta o secretário da Administração e Patrimônio, André Barbosa.
Revitalização – O Mercado Público passará por uma completa remodelação, que consistirá na pintura, na reforma e abertura do segundo piso e na implantação do novo modelo de gestão. A PMPA contratará uma empresa especializada em administração condominial para gerir o dia a dia do espaço e a receita proveniente dos aluguéis será empregada na sua manutenção e em melhorias estruturais. Estão previstas, também, a substituição dos deques e a reativação do chafariz do Largo Glênio Peres.
“São duas grandes notícias: a habilitação da Suvinil na doação das tintas necessárias para a pintura do Mercado Público e a publicação do edital para a contratação da empresa que executará os trabalhos. Isso é emblemático e simboliza o esforço que está sendo realizado para a revitalização da estrutura e de todo o Centro Histórico”, destaca o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.