Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Antes de ser alvo da PF, presidente da Aprosoja confirmou apoio a ato de 7 de setembro; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Agricultor de MT disse ao Estadão que entidade está “apoiando” movimento. PGR suspeita que ele financie ato contra o STF. O presidente da Aprosoja Antônio Galvan. Foto: Aprosoja

 

 

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Antônio Galvan, admitiu ao Estadão que a entidade está apoiando a manifestação do dia 7 de setembro em Brasília, pedindo o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a instituição do voto impresso nas eleições de 2022. A proposta já foi analisada e rejeitada pela Câmara dos Deputados na semana passada. Galvan é um dos alvos da operação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira, dia 20.

Além de Galvan, a Polícia Federal também cumpriu mandados de busca e apreensão contra o cantor sertanejo e ex-deputado Sérgio Reis (Republicanos-SP) e o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) por envolvimento com a organização dos protestos. As medidas foram determinadas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, atendendo a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

A ação foi motivada pela divulgação de um vídeo e de um áudio de Reis no qual o cantor diz que o movimento dará “uma ordem” ao Senado para que aceite pedidos de impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Se a determinação não for cumprida em até 72 horas, o movimento irá “quebrar tudo” e remover os ministros do STF “na marra”, ameaçou Reis.

Leia mais em O Estado de São Paulo