Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

'Vida da minha família depende de eu tirá-los do Afeganistão': a angústia de refugiado no Brasil enquanto parentes fogem do Talebã; BBC

Detalhes Notícia
Civis afegãos tentando deixar o país no aeroporto de Cabul, em 18 de agosto; existe preocupação com pessoas que trabalharam para governo anterior e podem sofrer retaliação do Talebã. CRÉDITO,REUTERS

 

 

As cenas de caos no aeroporto de Cabul, quando centenas de afegãos se amontoaram em cima de aeronaves na tentativa de escapar da volta do Talebã ao poder central no Afeganistão, tiveram um significado distinto para Zabi, a milhares de quilômetros de distância dali.

“Eu dei um grito quando vi o povo caindo do avião”, conta – em português com sotaque – o afegão de 33 anos, que hoje mora em Minas Gerais (e cujo sobrenome será omitido para evitar a identificação de sua família no Afeganistão).

Desde então, Zabi mal dorme e passa o dia atrás de notícias dos pais, irmãos, sobrinhos e de sua mulher e dois filhos pequenos.

Como parte da família dele trabalhou para o governo (agora substituído pelo Talebã) e para os militares americanos, que deixaram o país, Zabi e seus parentes passaram a temer represálias do grupo fundamentalista.

Leia mais em BBC