A Transnorte Transportes Aquaviários, empresa nortense, que há mais de 40 anos conecta São José do Norte e Rio Grande por meio do transporte aquaviário, emitiu uma nota em que anunciou o encerramento de suas atividades na travessia. O prazo para finalização do serviço é de 30 dias a partir da segunda-feira passada (23).
De acordo com o comunicado, a empresa perdeu a capacidade financeira de arcar com os custos operacionais do serviço, devido ao crescente endividamento, que chegou ao patamar de R$ 1,7 milhão em 2020. “Tal decisão se deve ao contínuo agravamento dessa situação – consequência da ausência de diálogo producente com os poderes Executivo e Legislativo e ainda do cumprimento às diversas decisões judiciais que impossibilitaram o aumento da tarifa e a adequação da tabela de horários com vistas a tão necessária redução dos custos operacionais diante da queda no fluxo de passageiros como reflexo da pandemia da Covid-19”, disse a empresa, através de nota.
A empresa relata que, tendo em vista que a viabilidade do transporte público como atividade econômica é alcançada através do equilíbrio entre fluxo de passageiros e custos operacionais, e considerando a impossibilidade de assegurar o equilíbrio necessário, “chegou-se ao colapso”.
Leia mais no Jornal do Comércio