Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Por decreto, Bolsonaro altera estrutura do Ministério da Justiça e cria na PF núcleo de repressão a facções; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Sede do Ministério da Justiça. Foto: Ministério da Justiça

O governo Jair Bolsonaro editou decreto que altera a estrutura regimental e no quadro de cargos e funções do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Entre as mudanças decorrentes do texto publicado na quinta-feira, 2, está a criação da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas no âmbito da Polícia Federal.

O foco da corporação sobre o tema já havia sido indicado com a instalação da missão Redentor no Rio de Janeiro. A missão conta com com o policiais especializados na área de inteligência para combater não só facções, mas também corrupção e crimes. A missão foi instalada com o objetivo de mapear áreas de influência e atuação de grupos criminosos violentos, além da desarticulação das quadrilhas com a prisão de seus líderes e da apreensão de material, valores e bens ilícitos.

Além de criar uma coordenação com foco nas facções, o decreto editado pelo governo Bolsonaro ainda promove uma reestruturação no Departamento Penitenciário Nacional, com o objetivo de ‘ampliar sua capacidade de gestão com melhores resultados institucionais’, diz a Secretaria-Geral da Presidência.

Leia mais em O Estado de São Paulo