Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Canoas: Município registra primeira semana sem óbitos por Covid-19

Detalhes Notícia
Foto: Gustavo Garbino

 

 

Com mais de 92% da população adulta vacinada contra a Covid-19, Canoas não registrou óbitos em decorrência do coronavírus na última semana. A boa notícia está associada ao avanço da imunização e à testagem em massa da população, que facilita o rastreio e isolamento de pessoas com a doença.

Desde o início de setembro, foram duas mortes. Agosto já havia apresentado o menor número de óbitos em 2021, com 19 vítimas. O levantamento da Secretaria Municipal da Saúde leva em consideração os dados registrados até esta segunda-feira (13).

Quando comparados aos meses anteriores, a queda é ainda mais significativa. Em março, no auge da pandemia, 486 canoenses perderam a vida em decorrência de complicações da Covid-19. Depois, o número caiu para 158 em abril, 99 em maio, 78 em junho e 58 em julho.

“A redução da letalidade da Covid-19 em nosso município é notável, resultado da melhora no quadro da pandemia, alavancado pela expansão do processo de vacinação. Quanto mais pessoas imunizadas, mais vidas serão salvas”, destaca o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.

Até o momento, 92,45% da população adulta de Canoas (acima de 18 anos) já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Mais de 132 mil pessoas completaram o esquema de imunização, o que representa quase metade da população vacinável. O progresso na imunização reflete também na diminuição dos casos, sobretudo os mais graves e, consequentemente, na queda das taxas de ocupação de leitos.

Apesar da melhora nos números da pandemia no município, o secretário de Saúde enfatiza que a população não pode deixar de lado os cuidados de prevenção, principalmente o uso correto da máscara. As medidas devem ser seguidas, inclusive, pelas pessoas que já completaram o esquema vacinal com as duas doses ou dose única.