Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Literatura: Doze Dias que Abalaram o Rio Grande, livro de William Keffer ganha uma segunda edição pela editora Escuna

Detalhes Notícia

 

 

Ao comemorar os 60 anos do “Movimento da Legalidade”, devemos elevar as ideias que levaram ao sucesso a mobilização que evitou um golpe militar apenas com
discursos de rádio e mobilização popular. Nada melhor do que a literatura que conta a história, e que teve uma significativa ampliação na bibliografia quando o movimento completou seus 50 anos. Neste contexto, Doze Dias que Abalaram o Rio Grande – Levante e Informação: Guaíba, a Rádio da Legalidade, de William Keffer, ganha uma segunda edição pela editora Escuna.

Com prefácio do jornalista Walter Galvani e apresentação de Juremir Machado da Silva, o livro que teve tiragem esgotada volta a circular com os depoimentos de coadjuvantes que possibilitaram o sucesso do Governador Leonel Brizola nesta empreitada. Conta ainda como foi instalada a rádio da Legalidade nos porões do Piratini, graças aos voluntários e ao engenheiro Homero Simon que deu voz aos intuitos democráticos criando o que se tornou a “Cadeia da Legalidade”.

Aprofunda com fundamentos teóricos da linguística e da análise do discurso francesa, os discursos de Brizola em suas entrelinhas, que, com o poder do rádio como veículo de informação, mobilizou o povo, parte dos militares, Brigada Militar, políticos e todos que acreditavam na solução pacifica, legal e democrática. Estes coadjuvantes junto ao poderoso discurso de Brizola permitiram a João Goulart tomar posse como presidente do Brasil democraticamente. Esta obra preenche assim
algumas lacunas da história da Legalidade e abre novos questionamentos para que sejam respondidos e aprofundados no futuro, algo importante para uma sociedade democrática moderna.

PRÉ-VENDA.
VALOR: R$ 40,00
PIX: willkeffer@gmail.com
Enviar e-mail com nome e endereço do envio para willkeffer@gmail.com