Ao comemorar os 60 anos do “Movimento da Legalidade”, devemos elevar as ideias que levaram ao sucesso a mobilização que evitou um golpe militar apenas com
discursos de rádio e mobilização popular. Nada melhor do que a literatura que conta a história, e que teve uma significativa ampliação na bibliografia quando o movimento completou seus 50 anos. Neste contexto, Doze Dias que Abalaram o Rio Grande – Levante e Informação: Guaíba, a Rádio da Legalidade, de William Keffer, ganha uma segunda edição pela editora Escuna.
Com prefácio do jornalista Walter Galvani e apresentação de Juremir Machado da Silva, o livro que teve tiragem esgotada volta a circular com os depoimentos de coadjuvantes que possibilitaram o sucesso do Governador Leonel Brizola nesta empreitada. Conta ainda como foi instalada a rádio da Legalidade nos porões do Piratini, graças aos voluntários e ao engenheiro Homero Simon que deu voz aos intuitos democráticos criando o que se tornou a “Cadeia da Legalidade”.
Aprofunda com fundamentos teóricos da linguística e da análise do discurso francesa, os discursos de Brizola em suas entrelinhas, que, com o poder do rádio como veículo de informação, mobilizou o povo, parte dos militares, Brigada Militar, políticos e todos que acreditavam na solução pacifica, legal e democrática. Estes coadjuvantes junto ao poderoso discurso de Brizola permitiram a João Goulart tomar posse como presidente do Brasil democraticamente. Esta obra preenche assim
algumas lacunas da história da Legalidade e abre novos questionamentos para que sejam respondidos e aprofundados no futuro, algo importante para uma sociedade democrática moderna.
PRÉ-VENDA.
VALOR: R$ 40,00
PIX: willkeffer@gmail.com
Enviar e-mail com nome e endereço do envio para willkeffer@gmail.com