A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre foi utilizada, na sessão desta segunda-feira (13/9), para apresentação dos projetos da Pequena Casa da Criança. A organização não governamental localizada na Vila Maria da Conceição, no bairro Partenon, foi representada por Giovani Pasin Bergamaschi, responsável pela comunicação da entidade.
Conforme Bergamaschi, apesar do nome, a Pequena Casa da Criança tem uma estrutura muito grande, atendendo cerca de 800 crianças, jovens e idosos diariamente. Criada em 1956, a entidade atua na realização de programas e projetos para atender a população em situação de vulnerabilidade social através de parcerias, convênios, doações e voluntariado. Entre os serviços prestados à comunidade, está uma escola de educação infantil e ensino fundamental até o 5º ano, onde são atendidas 370 crianças. Para 164 crianças e jovens de 6 a 17 anos são oferecidas diferentes atividades de contraturno escolar. A entidade ainda oferece programas de aprendizagem profissional em parceria com empresas a 42 jovens aprendizes e serviço de abordagem social “Ação Rua”, em parceria com a Fasc, com 164 pessoas atendidas, além do atendimento a 65 idosos da comunidade, sendo todos programas “com a ideia de sempre ajudar e oportunizar o desenvolvimento social”.
De acordo com o representante da Pequena Casa da Criança, em 2017 e 2019 a instituição foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil pela revista Época e Instituto Doar. Ele convidou os parlamentares e o público a visitarem a entidade para conhecer o trabalho realizado e pediu apoio para a ampliação do espaço físico da Pequena Casa. Os interessados em colaborar com a entidade podem fazer doações através do Fundo Municipal da Criança e Nota Fiscal Gaúcha, além da contratação de jovens aprendizes. Bergamaschi citou que a instituição recebeu a doação de um terreno vizinho e que precisa de doações para ampliar a escola, possibilitando que as crianças atendidas possam concluir o ensino fundamental na instituição.
Manifestaram-se em parabenização e solidariedade à Pequena Casa da Criança os vereadores Pedro Ruas (PSOL), Lourdes Sprenger (MDB), Aldacir Oliboni (PT), Kaká D’Ávila (PSDB), Karen Santos (PSOL), Daiana Santos (PCdoB) e Comandante Nádia (DEM).