Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Deputados retomam quarentena para juízes, militares e policiais em votação do Código Eleitoral; O Globo

Detalhes Notícia
Câmara finaliza votação da proposta, que segue para o Senado. Deputados retomam quarentena para juízes, militares e policiais em votação do Código Eleitoral Foto: Agência Câmara

 

 

Após seguidos adiamentos de votação do Código Eleitoral, deputados aprovaram na noite desta quarta-feira, por 273 votos a favor, 211 contrários e três abstenções, a inclusão de uma quarentena para magistrados, procuradores, policiais e militares que desejam disputar as eleições. Os parlamentares resolveram incorporar novamente o mecanismo ao texto, que havia sido descartado num primeiro momento de votação, na semana passada. O prazo obrigatório para o afastamento será de no mínimo quatro anos.

Agora, o projeto do Código Eleitoral segue para o Senado.

Na reta final da tramitação do texto na Câmara, houve a reviravolta, fruto de novo acordo entre líderes do Centrão e o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A quarentena, que passará a valer a partir de 2026, havia sido retirada do texto numa primeira fase de análise dos chamados destaques, que são as emendas que podem modificar o mérito do texto. Na ocasião, o trecho do Código foi suprimido por uma diferença de apenas três votos.

Leia mais em O Globo