Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Parlamento alemão pode sofrer "inchaço" sem precedentes; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Peculiaridades do sistema eleitoral alemão podem levar o Bundestag a abrigar mais de 900 deputados na próxima legislatura, em vez dos 709 atuais. Apenas o Congresso chinês, com quase 3 mil, é maior. @imago images/Achille Abboud

 

 

O Parlamento da Alemanha, o Bundestag, possui atualmente 709 deputados. Esse número impressionante faz dele o segundo maior órgão legislativo do mundo. Mesmo assim, ele pode chegar a mais de 900 após as eleições federais alemãs de 26 de setembro.

O problema que isso representa é muito maior do que simplesmente tentar reformular o plenário para incluir mais cadeiras. Como podem ser feitos compromissos e como os deputados poderão ser ouvidos em um Parlamento tão complexo e pesado?

Por que o Bundestag tem tantos deputados?
Quando os alemães votam em seus representantes a nível federal, eles não escolhem apenas de forma direta seu representante local para o Parlamento. O chamado “segundo voto” conta para um partido político e os candidatos que estão em sua lista. O objetivo é combinar os princípios do sistema majoritário e da representação proporcional.

O sistema foi concebido na Alemanha do pós-guerra como um compromisso com os partidos menores, que temiam não conseguir conquistar assentos de forma consistente, juntamente com a preocupação com a instabilidade que havia surgido com a fragmentação política do pré-guerra.

Leia mais em Deutsche Welle