Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

França anuncia demissão e suspensão de profissionais da saúde sem vacina; RFI

Detalhes Notícia
Profissionais de saúde de Lyon protestaram contra a obrigação da vacinação anticovid nesta terça-feira (14), diante da sede da Agência Regional de Saúde. AFP - JEFF PACHOUD

 

 

Segundo o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, após a entrada em vigor da obrigatoriedade da vacinação para a categoria nesta quarta-feira (15), anunciada há dois meses pelo governo, cerca de 3.000 suspensões e dezenas de demissões foram confirmadas nesta quinta-feira (16).

De acordo com Véran, as suspensões envolvem principalmente profissionais que trabalham fora dos hospitais, como casas de repouso para idosos ou estabelecimentos para deficientes físicos. O número corresponde a um total de 2,7 milhões de assalariados, acrescentou, em entrevista à rádio francesa RTL. O atendimento dos pacientes não foi afetado.

O ministro afirmou que as suspensões são “temporárias” e afetam principalmente pessoas que trabalham nos setores administrativos. Ele afirma que há poucos médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e outras profissões da saúde que recusaram a vacinação, que é obrigatória também para profissionais liberais, bombeiros, e motoristas de ambulância. Muitos preferiram, entretanto, perder o trabalho e abdicar das injeções.

Leia mais em RFI