Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Morre o desembargador aposentado do TJ-RS, Eladio Lecey

Detalhes Notícia
Magistrado, que foi diretor da ENM, é referência nacional na educação judicial e na área de Direito Ambiental

 

 

 

Morreu nesta terça-feira (21), do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça (TJ-RS), Eladio Lecey (76).

O magistrado é referência nacional na educação judicial e na área de Direito Ambiental. O desembargador desenvolveu uma trajetória notável que o levou a galgar posições de destaque dentro e fora desse ramo. Em 2020, a Escola da Magistratura da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) criou o prêmio Eladio Lecey. O nome é uma homenagem ao ex-diretor da escola na gestão 1988-1991.

O desembargador Eladio envolveu-se desde cedo também na criação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), participando de grupos de discussões voltados à busca da excelência na formação de magistrados.

Também foi nomeado em 2008 diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM). Em 2010, foi escolhido para ser Coordenador do Comitê Brasileiro da União Internacional da Conservação da Natureza (UICN). Lecey também foi Presidente do Instituto O Direito por Um Planeta Verde de 2001 a 2005.

Em nota a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lamenta o falecimento e manifesta solidariedade aos familiares e reconhecimento por sua dedicação à Justiça.