Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Deputados vão à Justiça para reverter pensão a ex-governadores, já barrada na Assembleia; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Mesmo com Projeto de Lei aprovado em julho, nove ex-chefes do Executivo e quatro víúvas seguem recebendo o benefício. Deputados foram à Justiça por conta de pensão dos governadores | Foto: Gustavo Mansur / Divulgação / CP

Onze deputados estaduais vão ingressar, nesta quarta-feira, com uma ação na Justiça contra o Estado para tentar barrar o pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo no Rio Grande do Sul. A medida passou em plenário, em julho, por meio de um Projeto de Lei de autoria do deputado Pedro Pereira (PSDB) e sancionada pelo governador Eduardo Leite, em agosto.

No entendimento do deputado e presidente da Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios Fábio Ostermann (Novo), ao continuar pagando as pensões para os ex-governadores e viúvas, o Estado descumpre a Constituição e deslegitima a Assembleia Legislativa. Ele também destaca que não há direito adquirido por parte daqueles que já recebem os valores e que o entendimento da Procuradoria Geral do Estado vai na contramão da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais no Correio do Povo