Porto Alegre, quarta, 17 de abril de 2024
img

Cúpula fecha com mais de 300 compromissos para acelerar acesso a alimentos: ONU News

Detalhes Notícia
Metas globais definidas até 2030 ressaltam a eliminação da fome e pobreza. Reprodução Youtube

 

 

Aumentar comida saudável ​​e nutritiva está no horizonte das Nações Unidas; alcance do fome zero requer entre US$ 40 e US$ 50 bilhões em investimentos anuais até 2030; pelo menos 85 líderes enfatizaram produção sustentável. Dezenas de líderes mundiais se reuniram até esta sexta-feira na Cimeira sobre Sistemas Alimentares realizada em formato híbrido a partir de Nova Iorque.

Cerca de 300 declarações de compromisso foram apresentadas por representantes de governos e parceiros da sociedade civil. A ideia era promover um processo inclusivo para garantir uma maior disponibilidade de alimentos.

“Comida é vida”

O secretário-geral da ONU lamentou que comunidades e famílias ainda não tenham acesso aos alimentos no mundo. António Guterres destacou que “comida é vida” além de ser e um direito humano. Mas essa necessidade ainda não está sendo atendida.

O líder das Nações Unidas propõe que haja mais união para que “o mundo tenha alimentos saudáveis ​​e nutritivos disponíveis e acessíveis para todos, em qualquer lugar”.

A situação desafia nações de língua portuguesa como Angola e Moçambique. Ambos estão entre 23 pontos de fome identificados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, e o Programa Mundial de Alimentos, PMA.

Leia mais em ONU News