O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acredita que a atuação da Corte foi fundamental para evitar que o governo federal cometesse ainda mais erros no combate à pandemia de covid-19. A revelação foi feita durante uma transmissão ao vivo, na manhã desta sexta-feira (24/9). Na mesma participação, o magistrado ainda falou sobre os atos antidemocráticos de 7 de Setembro e gestão dos estados no enfrentamento ao novo coronavírus.
Gilmar Mendes criticou a atuação do Executivo diante da grave situação pandêmica do Brasil. “O tribunal tem sido, talvez, um bom parceiro nessas questões. Evitando até que ele (o governo) cometesse erros mais graves. O governo queria boicotar o isolamento social”, disse o ministro.
O ministro também defendeu a autonomia dos estados e municípios para cuidar da gestão de combate ao novo coronavírus e criticou a interferência federal. “São eles que se incumbem dessa tarefa. Então, a União não poderia, obviamente, dizer se as igrejas ficam abertas, se lotéricas ficam abertas porque ficam tumultuando as medidas de isolamento social quando, quem arca com o isolamento, com o grau de infecção, são estados e municípios”, defendeu Mendes.
Leia mais no Correio Braziliense