Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

OSPA recebe maestro suíço em concerto com Saint-Saëns, Enrique Soro e Martinů. Sob regência de Nicolas Rauss, a orquestra atravessa repertórios moderno e romântico

Detalhes Notícia
Nicolas Rauss Foto: Gustavo Castagnello

No próximo sábado, dia 2 de outubro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), percorre nacionalidades, culturas e estilos que foram eternizados na história da música. Os músicos interpretam uma obra de Enrique Soro – compositor chileno que modernizou a música de seu país –, uma sinfonietta de Bohuslav Martinů e o mais famoso concerto para piano de Camille Saint-Saëns, com solo da pianista Olinda Allessandrini. Para viajar por esse vasto repertório, a OSPA conta com a presença de Nicolas Rauss, maestro suíço com experiência por grandes orquestras da América Latina.

A OSPA se apresenta todos os sábados, às 17h, na Casa da OSPA. O local está limitado a 400 de ocupação total. Os espetáculos são transmitidos ao vivo e gratuitamente pelo YouTube. O ingresso é 1kg de alimento não perecível (veja detalhes no serviço abaixo).

No Brasil, a obra de Enrique Soro (1884-1954) é pouco conhecida. Seu caráter pós-romântico e moderno, especialmente em relação à obra de compositores do século XIX, é um material valioso na América Latina, de acordo com o maestro Nicolas Rauss, que estuda e publica obras do chileno: ‘‘Cada país sul-americano se preocupa em introduzir, com toda razão, obras de sua nação ou do repertório europeu. Porém não há interesse em compositores do mesmo continente. Precisamos fazer um esforço nesse sentido. Há compositores essenciais e precisamos conhecê-los’’. Para a ocasião, o maestro orquestrou e uniu três obras para piano em uma mesma partitura: ‘‘Estudio Fantástico y Dos Nocturnos’’ . ‘‘Soro tem duas coisas a seu favor’’, complementa o maestro, ‘‘a primeira, é uma escritura técnica excelente, límpida, e por outro lado uma inspiração melódica muito louvável a tal ponto que Jules Massenet, compositor francês, considerava-o o Chopin da América do Sul’’.

A apresentação também celebra o repertório de Camille Saint-Saëns (1835-1921), um dos grandes nomes do romantismo francês no século XIX, falecido há 100 anos. O compositor tinha predileção por peças para piano, como o célebre ‘‘Concerto nº 2 para Piano e Orquestra’’, muito inspirado na música barroca, em especial Bach. A solista da tarde, a pianista Olinda Allessandrini pontua o caráter revolucionário da obra: ‘‘A composição é escrita em três movimentos e não obedece à forma tradicional de movimentos – rápido, lento, rápido. Todo o primeiro movimento segue um padrão de improvisações, ao modo barroco, secundando um tema nostálgico em diálogos entre piano e orquestra’’. A peça tem um caráter leve e termina numa atmosfera movimentada e enérgica.

O desfecho da apresentação fica a cargo do tcheco Bohuslav Martinů (1890-1959), cujas obras ainda são pouco executadas. ‘‘Martinů não é tão famoso como Stravinsky, Bartók e Prokofiev, porém dentre os compositores da primeira metade do século XX do leste europeu deveria estar ao lado desses três compositores’’, salienta o maestro. Martinů aperfeiçoou os estudos na França e se mudou para os Estados Unidos após a invasão nazista, na Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, já em solo americano, escreveu a ‘‘Sinfonietta La Jolla’’ para a sociedade musical de artes em San Diego. A obra tem um caráter rítmico, vívido e, sobretudo, alegre. ‘’É um dos compositores do século XX que mais desfrutei ouvir e dirigir, gosto de propagar sua música’’, conclui o regente.

Sobre Nicolas Rauss (regente – Suíça)

Nascido em Genebra, na Suíça, Nicolas Rauss trilha uma carreira internacional, destacando-se com sólidas passagens por orquestras da América Latina. De 2013 a 2021, foi diretor artístico da Orquestra da Universidade de Santiago do Chile. Nos anos anteriores, dirigiu a Orquestra Sinfônica Provincial de Rosario, a Orquestra Sinfónica Provincial de Mendoza, e foi o principal diretor convidado da Orquestra Sinfônica do Sodre. Com uma formação consistente em direção orquestral e coral na Suíça, garantiu o prêmio no 6° Concurso Internacional de Dirección Orquestal “Gino Marinuzzi” em Sanremo (Itália). Acumula passagens, como convidado, por Itália, Geórgia, Alemanha e toda a América do Sul. Carrega na bagagem a afeição por obras de Bach, Sibelius, Bruckner, bem como oratórios, cantatas e óperas.

Sobre Olinda Allessandrini (piano – Brasil)

Premiada nacionalmente, Olinda Allessandrini deu os primeiros passos na carreira com a OSPA. Foi piano solista com a orquestra pela primeira vez aos 18 anos e desde então construiu uma carreira prolífica sobre os palcos. Gravou 11 CDs solo e participou de 13 CDs como convidada. Integra o DVD  “pamPiano”, que registra o repertório de pesquisa em Fronteiras Culturais, estreado em Berlim, em 2006. A dedicação à música rendeu diversos Prêmios “Açorianos”,  a distinção de “Líderes e Vencedores”, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, como destaque na área cultural, bem como prêmios em dois Concursos Nacionais de Piano: o “Lorenzo Fernandez” e o da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. Com amplo repertório e experiência, tem passagens pela Alemanha, Áustria, Itália, Estados Unidos, Uruguai, Chile e Bolívia.

Visita segura

 

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

17º espetáculo da Série Casa da OSPA – Temporada 2021

SAINT-SAËNS, SORO e MARTINŮ

 

Quando: 2 de outubro de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h.

Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS.

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line*: uhuu.com, de quinta-feira (30), às 12h, até sexta-feira (1), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria na Casa da OSPA*: sexta-feira (1) e sábado (2), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.

*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.

Estacionamento: gratuito, no local. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.

Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

Informações para o público: (51) 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Programa

 

Regente: Nicolas Rauss

Solista: Olinda Allessandrini (piano)

 

Soro, Enrique | Estudio Fantástico y Dos Nocturnos (orq. Nicolas Rauss)

I. Estudio Fantástico

II. “Morceau Lyrique” (Nocturno)

III. Nocturno en Do Mayor

Saint-Saëns, Camille | Concerto nº 2 para Piano e Orquestra

I. Andante sostenuto

II. Allegro scherzando

III. Presto

Martinů, Bohuslav | Sinfonietta La Jolla

I. Poco allegro

II. Largo

III. Allegro

Direção Artística:

Evandro Matté

Apresentação:

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul e Alibem.

Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.

Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás.

Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

 

Acompanhe a OSPA pelas redes sociais:

facebook.com/ospabr

instagram.com/ospabr

twitter.com/ospabr