Na próxima sexta-feira, 01 de outubro, o Goethe-Institut Porto Alegre realiza, em quatro locais do Centro Histórico de Porto Alegre, a ação Encontros Projetados, que reúne animações das artistas Marina Kerber (Brasil) e Lotte Reiniger (Alemanha), que serão projetadas em prédios e paredes da cidade. A ideia, como sugere o nome, é colocar em diálogo duas obras distintas, ao mesmo tempo em que traz, através das projeções, a atividade para o espaço público.
O programa conta com 18 filmes, nove de cada diretora, totalizando 45 minutos de programação que inicia às 19h e segue até 22h em repetição continua. A ação das projeções é feita pelo Coletivo Projetores Pela Cultura, que vem também se destacando no cenário com ações no espaço público.
Apesar da técnica da animação ser o ponto de partida da programação de Encontros Projetados, um intervalo de quase um século separa as produções de Kerber e Reiniger. Marina Kerber nasceu em Porto Alegre em 1991 e atua como diretora, diretora de arte e animadora, enquanto Lotte Reiniger nasceu em Berlim em 1899, tendo falecido no início dos anos 1980, e foi a grande pioneira da animação de silhuetas. Os lugares e épocas distintas dos quais as diretoras partem provocam um rico diálogo entre as obras. Há também momentos em que esse encontro apresenta proximidades e conversas entre as obras – seja através da cor, do movimento animado, ou mesmo das sensações que os filmes evocam no espectador.
O trabalho de Lotte Reiniger ainda não é familiar ao grande público. Através do recorte de papel (paper cutting), do jogo de sombras e sequência de imagens, Reiniger criou mais de 40 filmes de animação de silhuetas durante seis décadas de produção. Seu primeiro filme é de 1919 e seu último de 1980. Sua produção passa por filmes experimentais até contos de fadas e fábulas orientais, passando também por diversas animações de peças publicitárias realizadas quando residia em Londres e por coproduções com outros diretores e criadores nas quais sempre colaborava com suas animações. Nascida na Alemanha, Lotte refugiou-se na Inglaterra com o início da Segunda Guerra. Voltou para Berlim no meio do conflito para cuidar de sua mãe, mas, assim que pode, retornou a Londres e só mudou-se novamente para a Alemanha nos anos 1970, onde residiu até falecer no início dos anos 1980, deixando um legado riquíssimo de filmes espalhados por museus, cinematecas e arquivos cinematográficos europeus.
Marina Kerber é multiartista e destaca-se no cenário audiovisual nas funções de direção, direção de arte e animação. Neste último, a artista produz animações potentes utilizando diferentes técnicas, como a de recorte/cut-out, que dialoga com a animação de silhuetas de Lotte Reiniger; e o pixillation – prática que anima pessoas e objetos cotidianos através de fotografias. Mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela USP e graduada em Realização Audiovisual pela UNISINOS, Kerber já realizou trabalhos em televisão, curtas-metragens, longas-metragens e videoclipes. Como diretora, participou de diversos festivais com filmes de técnicas híbridas de animação, desenho, fotografia e live action, como “Eu prefiro sem sementes”, “O Céu da Pandemia” e “Visão embaçada” (Festival de Gramado, Fantaspoa at home, Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, Monstra Festival, Diálogo de Cinema e MUMIA). A artista integra ainda o Coletivo Macumba Lab, formado por profissionais negras e negros do audiovisual do Rio Grande do Sul, compõe a Equipe Black de direção de arte e ministra oficinas de animação para iniciantes.
Ainda que a atividade aconteça ao ar livre, marcando a retomada da programação cultural da cidade, o uso de máscara e o distanciamento nos locais de projeção entre espectadores devem ser mantidos. Será possível acompanhar as projeções no Viaduto Otávio Rocha, Escadaria 24 de Maio, Theatro São Pedro e Av. João Pessoa. Na projeção no viaduto da Borges, o público pode conferir um bate-papo com Marina às 20h30. Em caso de chuva, o evento será transferido para 8 de outubro.
Encontros Projetados: Lotte Reiniger e Marina Kerber
Realização: Goethe-Institut Porto Alegre
1 de outubro | Sexta-feira | Das 19h – 22h
Locais de projeção:
– Borges de Medeiros (Viaduto Otávio Rocha)
– Escadaria 24 de Maio (Rua André da Rocha)
– Theatro São Pedro (Fachada da Rua Riachuelo)
– Av. João Pessoa (Ao lado do DCE da UFRGS)
*Bate-papo com Marina Kerber às 20h30 na Borges de Medeiros
*Programação composta por 9 filmes de cada diretora, totalizado 45min de programação que inicia às 19h e segue até 22h em repetição continua.
*Em caso de chuva, o evento será transferido para dia 8 de outubro, sexta-feira
*Mantenha o distanciamento e o uso de máscara mesmo no espaço público e aberto
Programação de filmes | Total: 45min
Father Christmas | Lotte Reiniger | 1978 | 1:31 [trecho]
Trecho em que mostra Lotte Reiniger, já com 70 anos, fazendo animações live action com silhuetas.
Cinderela | Lotte Reiniger | 1922 | 3:29 [trecho]
Trecho inicial de Cinderela.
Recheio de Tinta | Marina Kerber | 2010 | 1:00
Animação recheada com tinta e giz de cera. Ao final todos fazem a digestão.
A Quimera [Fragmento]| Lotte Reiniger | 1960 | 00:56
Um vulcão que se transforma em figura mitológica. Fragmento encontrado nos itens pessoais de Lotte Reiniger após seu falecimento.
Bupreolzapinalatonina 300mg | Marina Kerber | 2021 | 00:30
Sequência de filmes curtos feitos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.
Quarentena Psicodélica | Marina Kerber | 2020 | 00:45
Sequência de filmes curtos feitos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.
O ornamento do coração apaixonado | Lotte Reiniger | 1919 | 4:00
O jogo gracioso e dramático de um casal apaixonado. Primeiro filme de Lotte Reiniger em 1919.
Sonho de quarentena | Marina Kerber | 2020 | 00:30
Sequência de filmes curtos feitos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.
As quatro estações | Lotte Reiniger | 1980 | 2:33
Último filme de Lotte Reiniger. Animação das quatro estações do ano que representam a estética clássica de Reiniger.
Grotescos na neve | Lotte Reiniger | 1928 | 3:14 [trecho]
Filmagens feitas por Alex Strasse em uma viagem de férias de inverno misturadas com intervenções de silhuetas feitas por Reiniger.
Eu prefiro sem sementes | Marina Kerber | 2012 | 3:36
Uma mulher não suporta a forma arredondada de frutas com sementes.
O Príncipe Sapo | Lotte Reiniger | 1961 | 2:46
Um sapo tenta assegurar um bem precioso embaixo d’água. Animação colorida.
Solo anafilático | Marina Kerber | 2011 | 2:37
Forte reação alérgica em território estrangeiro.
Quando a palheta cai no chão porque eu não sei tocar violão | Marina Kerber | 2020 | 00:30
Sequência de filmes curtos feitos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.
O aniversário de Mary | Lotte Reiniger | 1950/51 | 1:19 [trecho]
Trecho do filme realizado para campanha do Ministério da Saúde britânico sobre higienização.
O Céu da Pandemia | Marina Kerber | 2020 | 5:18
Eu achei que era um sonho. Não tinha ninguém na rua e eu tava sozinha. Todos os dias são iguais, mas hoje é meu aniversário.
O Correio Celestial | Lotte Reiniger | 1938 | 3:34
Filme encomendado pelo General Post Office na Inglaterra. Um dos marcos do cinema britânico colorido. Durante as décadas que viveu em Londres, Reiniger colaborou diversas vezes com a Crown Film Unit.
Visão embaçada | Marina Kerber | 2020| 6:23
As sequelas de uma conjuntivite adenoviral deixam a visão embaçada. Através de uma interpretação artística e estilizada de um exame oftalmológico, o filme revela sensações experimentadas pela paciente. O exagero nas formas amplifica a frustração sentida e, ao mesmo tempo, condiciona a tensão cotidiana. Diagnóstico: “o problema está na estrutura, nas feridas brancas sobre a pupila preta.”