Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Para ‘dobrar população’ do Centro, Melo propõe flexibilizar regras para construtoras; Sul 21

Detalhes Notícia
O Sul21 conversou com secretário Cezar Schirmer e com conselheira do IAB-RS sobre o programa de revitalização. Projeto permite a flexibilização da altura de construções no Centro Histórico | Foto: Luiza Castro/Sul21

 

 

A revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre era uma bandeira de campanha do prefeito Sebastião Melo (MDB). Quase dez meses após tomar posse, ele encaminhou na última segunda-feira (27) o projeto de lei que visa instituir o Programa de Reabilitação do Centro Histórico, promovendo alterações no Plano Diretor da Capital específicas para o bairro. O objetivo é aumentar a densificação do Centro, com meta de quase dobrar a população, dos atuais 45 mil residentes para cerca 85 mil. Para isso, permitirá a flexibilização do regime urbanístico atual com objetivo de facilitar o reaproveitamento de imóveis desocupados ou subocupados e facilitar a construção de novas edificações, que poderão ter alturas maiores do que as atuais. Em um dos cenários previstos, poderiam ser construídos prédios de até 200 m de altura.

O Sul21 conversou nesta semana com o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Cezar Schirmer, titular de uma das pastas responsáveis por elaborar o projeto, sobre o que norteou o programa e como a Prefeitura pretende atingir os objetivos. Schirmer frisou que um dos problemas principais que a Prefeitura quer enfrentar é a queda populacional do bairro.

“Um dos problemas do Centro Histórico é a redução de população ao longo do tempo e também a redução de atividade econômica, e a redução de atrativos de diferentes naturezas. O que dá vida ao espaço urbano é gente e o que leva gente a morar, a frequentar ou a visitar, é um ambiente amigável, com atrativos de diferentes naturezas”, diz.

Leia mais em Sul 21