Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Governo francês lança cartilha para garantir direitos de alunos trans nas escolas; RFI

Detalhes Notícia
Escolas franceses deverão se adaptar para integrar melhor os alunos trans (imagem ilustrativa). © PATRICK HERTZOG / AFP

 

 

O ministério francês da Educação publicou nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial um texto visando acompanhar os alunos trans nas escolas do país e instaurar as regras sobre o papel da instituição diante desses casos.

O texto, que funciona como uma espécie de cartilha para os professores e diretores de escolas, é fruto de um trabalho de reflexão que estava em andamento desde o início do ano.

O estopim do processo foi o suicídio de Fouad, uma adolescente trans, que se matou em dezembro de 2020 após ter sido impedida pela direção do colégio de assistir as aulas vestindo uma saia. O caso comoveu a opinião pública e lançou o debate sobre a necessidade de se formar os professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino.

“A escola, como serviço público fundado nos princípios da neutralidade e da igualdade, deve acolher todos os alunos em sua diversidade e garantir a integração de cada um deles”, anuncia o ministério no preâmbulo do texto. “Todas as medidas de acompanhamento devem ser elaboradas de maneira individual, se baseando nas necessidades expressadas pelos próprios alunos e seus pais”, continua o texto.

Leia mais em RFI