Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Casos de diarreia aguda são registrados em 25 municípios gaúchos; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Conforme o Cevs, os surtos possivelmente estão associados à ingestão de água | Foto: Alina Souza

 

 

Pelo menos 25 municípios gaúchos identificaram a ocorrência de surtos de doença diarreica aguda (DDA) desde o final de agosto, totalizando 2 mil casos nessas cidades. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu alerta e confirmou que em nove cidades foi identificado um vírus chamado norovírus como a causa desses casos de doenças gastrointestinais. Conforme o Cevs, os surtos possivelmente estão associados à ingestão de água, mas também pode ser transmitido por alimentos ou de pessoa para pessoa.

Nas demais cidades, os casos ainda encontram-se em investigação. Os municípios com maior número de casos no Rio Grande do Sul são Bento Gonçalves, com 394 casos, Santa Cruz do Sul (374) e Saldanha Marinho (228). O Cevs destaca que alguns municípios informaram apenas que tiveram um ou mais surtos identificados, a se confirmar o número de pessoas. E reforça que as medidas de investigação e controle estão sendo realizadas pelos respectivos municípios, Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e Cevs.

Coordenadora da Comissão de Controle de Infecções do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Caroline Deutschendorf, orienta a população a consumir água de fontes seguras e tratadas e reforçar os hábitos de higiene – como lavar as mãos – para evitar o contágio pelo vírus. “Pode ocorrer (a transmissão do vírus) tanto por água contaminada quanto de pessoa para pessoa. Uma pessoa infectada que vai ao banheiro, por exemplo, e não higieniza as mãos, pode estar com vírus acabar transmitindo para outra pessoa”, afirma.

Leia mais no Correio do Povo