Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

RS: Sesi Com@Ciência debate educação pós-pandemia

Detalhes Notícia
Evento on-line nos dias 20 e 21 de outubro reúne palestrantes, oficinas e trabalhos para mostrar que os alunos serão, cada vez mais, os protagonistas do processo de aprendizagem. Foto: SESI RS

 

 

Dois dias de muito aprendizado e troca de experiências. É isso que propõe o Sesi Com@Ciência, consolidado como um dos principais eventos de inovação na educação do Sul do Brasil. Nos dias 20 e 21 de outubro, dezenas de palestrantes participam da programação, que é toda on-line e pode ser acessada no site www.sesicomciencia.com.br. Lá também é possível fazer a inscrição, que é gratuita.

“O objetivo é apresentar o trabalho que o Sesi vem desenvolvendo em suas escolas de Ensino Médio, com o intuito de mostrar o quanto uma educação voltada para a ciência, a tecnologia e a inovação proporciona o desenvolvimento do protagonismo dos alunos. Além disso, contribui para uma formação mais contextualizada, interdisciplinar e desenvolve competências cognitivas e socioemocionais”, analisa a gerente de Educação do Sesi-RS, Sonia Bier.

Inovação é palavra-chave. O evento se passa em um ambiente virtual, com salas e estandes onde o visitante pode acessar todos os conteúdos. Nas oficinas, especialistas dão dicas sobre assuntos como programação criativa, robótica e até mesmo a construção de um super planador a partir de materiais recicláveis.

Entre as palestras, temas como a relação de crianças com as múltiplas telas do dia a dia, transformação digital, desenvolvimento socioeconômico, eficácia escolar e desafios para gestores educacionais no pós-pandemia

Já a mostra de projetos conta com 100 trabalhos produzidos por estudantes das escolas Sesi de Ensino Médio, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) entre as mais inovadoras do país, das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos projetos de contraturno do Sesi-RS. São ideias inovadoras e orientadas a problemas práticos da sociedade. As soluções são focadas em questões como saúde, meio ambiente, acessibilidade, tecnologia e desenvolvimento sustentável. Por meio de chat, o público pode tirar dúvidas com os autores.

O Sesi Com@Ciência tem como objetivo assegurar o protagonismo dos estudantes por meio de atividades práticas e reflexão pedagógica e científica. Tudo para ajudar a comunidade educacional a construir parcerias em busca de uma educação sintonizada com os desafios do século XXI.

Sonia Bier destaca que o evento aproxima o público de um jeito diferente de aprender, especialmente com novas perspectivas para a educação no período pós-pandemia. “O Sesi Com@Ciência tem diferentes temáticas e atores. Isto representa um espaço para que a pluralidade pedagógica, a diversidade que habita nossas escolas possa estar representada. Cada um com seu fazer, seu saber e sua voz”, conclui a gerente de Educação do Sesi-RS.

 

 

SERVIÇO

 

Sesi Com@Ciência

Quando: 20 e 21 de outubro de 2021

Onde: 100% on-line

Quanto: gratuito

Inscrições: pelo site www.sesicomciencia.com.br