Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Rio Grande vai promover mutirão de cirurgias e consultas de catarata; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Santa Casa do Rio Grande trouxe sedativos do país vizinho. EDUARDO BELESKE/ARQUIVO/CIDADES

 

 

A prefeitura de Rio Grande, o governo do Estado e a administração da Santa Casa assinaram um termo de compromisso para oferecimento de um mutirão de cirurgias e consultas de catarata. As cirurgias vão ser, especificamente, para a população residente no município. Na primeira etapa do mutirão e até o final desse ano serão atendidos 320 pacientes, que já passaram pela triagem e estão na fila de espera para a cirurgia. Os procedimentos devem iniciar em novembro.

O mutirão foi pactuado com o Estado, a partir do levantamento dessa demanda, no começo do ano. A administração municipal identificou 1.200 pacientes aguardando pela cirurgia há, pelo menos, quatro anos. Para dar conta dessa fila, o Executivo encaminhou o projeto à secretaria estadual da Saúde (SES), que culminou com a assinatura deste termo de compromisso.

“Como o objetivo do mutirão é a cirurgia de catarata, o paciente vai ser chamado, passará por uma consulta, será avaliado e seguirá para a cirurgia. Tanto as cirurgias como as consultas vão ser realizadas na Santa Casa. Não serão chamados pacientes da região (Sul), somente de Rio Grande”, esclareceu a titular da Saúde de Rio Grande Zelionara Branco. Ela calcula que, se forem os pacientes que aguardam por uma consulta, cirurgias e avaliação, o total chega a 5 mil pessoas.

Leia mais no Jornal do Comércio