Flamenco Negro, da Companhia de Arte La Negra Ana Medeiros, é o espetáculo vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2021. Os resultados foram revelados na noite de entrega, que ocorreu virtualmente na noite desta quinta-feira, 14, com transmissão ao vivo nas redes socias. O prêmio, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, por intermédio do Centro Municipal de Dança, teve recorde de inscrições esse ano, com 102 concorrentes.
Perla Santos foi escolhida como a Personalidade do Ano na dança
Nosso Lugar, de Fernando Muniz, Syl Rodrigues e Vanessa Rodrigues, e que traz a produção da Cia Flashblack com protagonismo de jovens artistas negros da periferia foi a Video Dança do ano. A categoria Intérprete Destaque teve o bailarino Rui Moreira, do espetáculo, Cô es (com eles) como vencedor. Na categoria Destaque Técnico-Artístico, Carol Martins, foi premiada pela direção da video dança Aspecto IN.
Em Ação Coletiva, Macarenando Dance Concept levou a estatueta. Em Ação Periférica, o prêmio foi dividido entre os projetos Bailados Periféricos, do Projeto Expressar (Vila Cruzeiro) e Batalha Solidária, do Restinga Crew (Bairro Restinga).
Na Categoria Memória o escolhido foi Carne Digital: Arquivo Digital Eva Schul, da UFRGS. Nas Ações de Formação e Difusão, os projetos consagrados foram, respectivamente, Ver com Tus Oídos, uma introdução ao flamenco para pessoas com deficiência visual, e Família Corpo e Movimento, de Silvana Maciel.
Perla Santos, criadora do Coletivo Meninas Crespas da Restinga e uma das idealizadoras do Dia da Dança Afro-Brasileira, foi escolhida pela organização do Prêmio como a Personalidade do Ano na dança.
A noite teve homenagens póstumas ao bailarino, professor e coreógrafo Marcos Meira, de Os Gaúchos e da Cadica Danças e Ritmos, e ao bailarino, coreógrafo e professor Ted Borges, .B. Boy da Hackers Crew.
As nove categorias consagraram o melhor da produção de Porto Alegre, a partir do contexto pandêmico, a fim de contemplar a produção ocorrida no contexto pandêmico. O novo formato evidenciou o reconhecimento às ações ocorridas na virtualidade.
VENCEDORES
Ação Coletiva
Macarenando Dance Concept
Ação de Difusão
Família Corpo e Movimento, de Silvana Maciel
Ação Formativa
Ver com Tus Oídos, uma introdução ao flamenco para pessoas com deficiência visual, de Juliana Prestes e Mimi Aragón
Ação Periférica
Bailados Periféricos, Projeto Expressar e
Batalha Solidária, Restinga Crew
Destaque Técnico-Artístico
Carol Martins, pela direção da videodança Aspecto IN
Espetáculo ou performance de dança virtual ou presencial
Flamenco Negro, Cia de Arte La Negra – Ana Medeiros
Intérprete Destaque
Rui Moreira, por Co ês (com eles)
Memória
Carne Digital: Arquivo Digital Eva Schul, projeto de extensão vinculado ao Projeto de Pesquisa Arquivos Digitais em Artes Cênicas: construção de memórias e inovação tecnológica e ao Grupo de Pesquisa em Práticas de formação, criação e documentação em dança e performance da UFRGS, sob a coordenação da Professora Mônica Dantas.
Vídeo dança
Nosso Lugar, de Fernando Muniz, Syl Rodrigues e Vanessa Rodrigues