Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Social-democratas, verdes e liberais querem iniciar negociações formais na Alemanha; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Representantes dos partidos encerram sondagens e aconselham início de negociações formais para formar coalizão de governo. Se se concretizar, será a primeira aliança tripartidária a governar a Alemanha desde os anos 50. Da esq. para a dir.: Habeck, Baerbock, Scholz e Lindner anunciaram o sucesso das sondagens iniciais. @Chris Emil Jansen/imago images

 

 

O Partido Social-Democrata (SPD), o Partido Verde e o Partido Liberal Democrático (FDP) da Alemanha estão dispostos a iniciar negociações formais para a formação de um governo, anunciaram em Berlim, nesta sexta-feira (15/10), as cúpulas dos partidos.

Quase três semanas depois da eleição geral, e findas as sondagens preliminares, os negociadores dos três partidos se mostraram otimistas quanto ao sucesso de negociações para uma coalizão de governo e aconselharam seus partidos a darem formalmente início a esse processo. Eles também apresentaram um documento de 12 páginas com os resultados preliminares.

A decisão deverá ser submetida, ao longo do fim de semana, à apreciação de instâncias internas dos partidos.

“É um resultado muito bom”, afirmou o candidato a chanceler federal do SPD, Olaf Scholz, sobre a conclusão das sondagens preliminares. Ele destacou, como pontos centrais, a modernização da Alemanha e a luta contra as mudanças climáticas.

Scholz estava acompanhado dos líderes do Partido Verde, Annalena Baerbock e Robert Habeck, e do FDP, Christian Lindner.

Leia mais em Deutsche Welle