Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Decreto autoriza a presença temporária de forças militares dos EUA em território nacional para exercício conjunto com o Exército Brasileiro

Detalhes Notícia
Atividade dos Exércitos dos dois países, concebida em conferência bilateral realizada em 2020, está prevista para ocorrer todos os anos até 2028. Exércitos americano e brasileiro no primeiro exercício realizado em janeiro, em Fort Polk, no Estado de Luisiana, EUA - Foto: Exército Brasileiro

Decreto assinado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, autoriza o ingresso e a permanência temporária de forças militares dos Estados Unidos da América no território nacional para participação no exercício de adestramento, um tipo de treinamento militar, a ser realizado entre os Exércitos do Brasil e dos EUA, de 28 de novembro a 18 de dezembro de 2021, na região do Vale do Paraíba, no trecho entre os Municípios de Resende (RJ) e de Lorena (SP).

Esses exercícios de adestramento combinados com o Exército dos EUA, chamados de CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), foram concebidos durante XXXVI Conferência Bilateral de Estado-Maior BRASIL-EUA, realizada em outubro de 2020, com o objetivo de incrementar a interoperabilidade entre os dois exércitos. Com previsão de ocorrência todos os anos até 2028, este ano, entre os meses de janeiro a março, foi realizado o primeiro exercício, em Fort Polk, no Estado de Louisiana, EUA.

Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015.

O Ministério da Defesa, por intermédio do Comando do Exército, é a instituição responsável pela organização e execução do Exercício de adestramento CORE 21.