Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Camila Rocha lança 'Fissurada pela Vida' na Feira do Livro. Jornalista gaúcha é embaixadora de ONG que ajuda crianças com fissura labial e palatina

Detalhes Notícia
Camila Rocha representa a Smile Train, pois nasceu com a má-formação e lançará um livro sobre o tema.

 

A jornalista gaúcha Camila Rocha, embaixadora da ONG Smile Train América Latina, que atua no tratamento de crianças com fissura labial e palatina, lança dia 06 de novembro na Feira do Livro de Porto Alegre, ‘Fissurada pela Vida’, pelas Editoras Cinco Gatas e Metamorfose. Na obra, Camila conta a trajetória de vida da personagem Carol, que assim como a autora, nasceu com fissura labial e resolveu ser jornalista. “Sem dúvida a Carol tem muito de mim, mas não quis fazer uma biografia para poder brincar um pouco, ter mais liberdade narrativa e também preservar tantas pessoas que passaram pela minha vida. Estou definindo como autoficção”, explica Camila.

Camila apresenta sua primeira narrativa longa. “Meu livro é o resultado de um projeto social que venho fazendo na conscientização da causa da fissura labiopalatina. Nasci com essa má formação e venho trabalhando.  A ONG americana Smile Train, que represento como Embaixadora patrocina meu livro. Nascem no mundo 540 crianças por dia com algum tipo de fissura labial.”

Sabe aquela frase: sem saber que era impossível ela foi lá e fez? Camila Rocha é jornalista há 20 anos e escritora desde 2018. Ela sempre gostou de ler, mas nunca encontrou na literatura uma protagonista fissurada e empoderada. O que ela fez? Resolveu criar essa personagem. Com um pouco de autobiografia e um tanto de criatividade e humor, apresenta ao mundo Carol Martins, uma guria forte e sonhadora que nasceu com fissura labial e que decidiu que esse pequeno detalhe não ia interferir na sua jornada de maneira negativa, e pelo contrário, ia dar a ela toda força necessária pra partir em busca de todos os seus sonhos. “Quer conhecer essa história? Tenho certeza que vais te divertir.”, diz Camila.

O convite para ser embaixadora da Smile Train América Latina surgiu em função da atuação da jornalista em prol do tema, por meio do  Instagram @fissuradapelavida, onde ela escreve em português e inglês. “Estou muito feliz por representar uma ONG internacional que faz um trabalho lindo no mundo inteiro auxiliando na reabilitação de pessoas que nasceram como eu, mas que não tiveram a minha sorte e as minhas condições de serem reabilitadas 100%”, destaca a jornalista e escritora.