Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

RS: Ação da RGE apreende 2,5 toneladas de materiais furtados em Novo Hamburgo

Detalhes Notícia
Um homem foi preso em flagrante por crime de receptação qualificada

 

 

A RGE, com o apoio da Polícia Civil de Novo Hamburgo, executou uma ação nesta quinta-feira, 21, contra furtos de materiais da rede elétrica na cidade de Novo Hamburgo. Na ação foram apreendidas 2,5 toneladas de cabos e outros equipamentos do sistema elétrico.

Foram fiscalizados três locais em Novo Hamburgo, dois no Bairro Canudos e um no Bairro Rondônia. Neste último um empresário, responsável por uma empresa de Comércio de Metais, foi preso em flagrante. No local, os técnicos da RGE encontraram o material furtado. O empresário foi conduzido à Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, sendo indiciado por crime de receptação qualificada, sem direito a fiança.

“Esta atividade criminosa causa transtornos à distribuidora mas, principalmente, aos clientes, já que o furto de fio e cabo de energia em uma subestação gera interrupção no fornecimento em grandes proporções. Mesmo agindo rapidamente para resolver o problema e garantir energia para serviços essenciais como hospitais, o restabelecimento total depende da extensão do furto. Além disso, há o deslocamento de equipes, que deixam de atuar em manutenção preventiva no sistema elétrico para apoiar no restabelecimento emergencial”, afirma Fábio Calvo, Gerente de Relacionamento com o Poder Público da RGE.

O furto e o roubo de fios, cabos e peças, principalmente dentro de uma subestação e em torres de transmissão energizadas, são práticas perigosas, que podem resultar em acidentes graves e até a morte, além de serem crimes previstos no Código Penal.

Para garantir o pleno funcionamento do sistema elétrico, as equipes de manutenção da RGE realizam inspeções periódicas na rede de transmissão e distribuição, substituem peças danificadas ou furtadas e instalam parafusos soldados para evitar reincidências. Mesmo assim, ocorrências graves de furto de peças continuam causando transtornos.

Mais Fiscalização. A RGE tem intensificado a fiscalização contra este tipo de delito em todos os municípios atendidos. A assertividade do trabalho é fruto de novas tecnologias adotadas em seus processos de monitoramento e análise, com rondas motorizadas, sistema de câmeras e alarmes em suas instalações. Além dos investimentos em processos e segurança patrimonial, a companhia também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir essas práticas. As operações policiais de fraudes e furtos, em conjunto com a RGE, já prenderam ao menos 152 pessoas por fraudes, furtos e receptação de material ilícito proveniente do sistema de distribuição de energia elétrica, somente no primeiro semestre de 2021.

Consumidores da RGE podem contribuir para o combate ao roubo e furto por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo Central de Atendimento da RGE 0800 970 0900 ou ainda, fazer a denúncia diretamente à polícia militar, através do número 190.

Segurança da população. Por meio da campanha Guardião da Vida, a RGE prioriza a segurança com a população e traz dicas de conscientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre os assuntos, estão os perigos de brincadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A RGE reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte. Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/