Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
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Sesi Com@Ciência ajuda gestores e educadores a colocar os olhos no futuro

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Em dois dias, evento reuniu palestrantes de renome nacional e internacional para debater os caminhos da educação pós-pandemia. Foto: Dudu Leal

Cada vez mais consolidado como um dos principais eventos de inovação na educação no Sul do Brasil, o Sesi Com@Ciência mostrou estar alinhado com as tendências que traz ao palco. De forma 100% on-line, autoridades no assunto apresentaram informações e suas observações sobre os caminhos que a Educação deve tomar no cenário pós-pandemia. O seminário ocorreu nos dias 20 e 21 de outubro e contou, ainda, com a apresentação de trabalhos das escolas Sesi, focadas em inovação.

“O Sesi Com@Ciência nasceu com a ideia de ser um espaço de experimentação, onde nossos alunos pudessem demonstrar aquilo que aprendem e fazem no dia a dia de uma escola inovadora. Assim, podem incentivar outros alunos e escolas a adotar o modelo que a gente acredita”, pontua o superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo. Ele explica que este modelo é o de uma educação conectada com a realidade do mundo do trabalho e com o que o aluno procura, sendo um ambiente inclusivo e de desenvolvimento pleno das habilidades dos estudantes.

A experimentação referida por Juliano Colombo se manteve firme mesmo na edição virtual deste ano. Cem projetos foram apresentados, todos focados em soluções inovadoras para problemas do dia a dia da sociedade. Foi o caso, por exemplo, da Wearable Heart, uma camiseta que monitora batimentos cardíacos. Já o desafio de robótica fez com que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) criassem drones inspirados no 14 BIS, avião de Santos Dumont, configurados e controlados remotamente.

Outras tantas ideias tiveram destaque e podem ser a semente para soluções de problemas reais. Além da exposição de projetos dos alunos da EJA e do Ensino Médio, o Sesi Com@Ciência também contou com oficinas como a de criação de chatbots e a de programação. As atividades envolveram estudantes e público em geral de todas as idades.

Enquanto isso, o palco central recebeu importantes nomes do debate educacional. No segundo dia, a gerente da área de avaliação do Instituto Reúna, Filomena Siqueira, esteve entre os especialistas que conversaram com gestores e educadores. Ela trouxe dados que ressaltam a importância do papel dos diretores de escola na formação dos alunos. “A liderança tem uma associação positiva no rendimento dos estudantes, mas as atribuições estão muito mais caracterizadas por uma lista de tarefas e não tão focadas nos elementos que uma característica de liderança pode gerar”, alertou a doutora em Administração Pública e pesquisadora do Center for Policy Research in Education (CPRE) do Teachers College, Universidade de Columbia (EUA).

A plataforma de transmissão, bastante interativa, permitiu a troca de experiências entre público e palestrantes. Por ali chegaram as perguntas e comentários, e foi possível perceber a troca de ideias dos profissionais entre si. O fato de ser on-line tem, entre outras vantagens, a facilidade logística para acesso ao conteúdo. Foram quase 18 mil participantes de 26 estados do Brasil.

“As mensagens que temos recebido de educadores, gestores, alunos e pais, apontam que a discussão da educação é fundamental sempre, mas que pós-pandemia se tornou central para entendermos o futuro da forma de ser e fazer, para que as aulas sejam mais ricas, significativas e com mais aprendizagem”, observa a gerente de Educação do Sesi-RS, Sonia Bier. Ela ressalta que o evento contou com palestrantes com grande expertise, que conseguiram se comunicar com muita tranquilidade com um público tão diverso quanto o digital propõe.

Com um saldo tão positivo, os gestores do Sesi-RS já projetam a próxima edição. Juliano Colombo prevê a composição de um programa híbrido, com atividades presenciais e on-line. A ideia vai ao encontro da tendência figital (combinação entre físico e digital), um dos assuntos mais comentados durante a edição 2021 do seminário. “Temos de repensar constantemente a educação e, por isso, a ideia de termos anualmente este espaço. Continuaremos fazendo, aprimorando o Sesi Com@Ciência e, se tudo der certo, voltando ao presencial no próximo ano, com um evento híbrido”, anseia o diretor-superintendente do Sesi-RS.

Sesi Com@Ciência 2021 em números:

Quase 50 especialistas entre palestrantes, debatedores e instrutores

Público de 18 mil pessoas

Participantes de 26 estados

100 projetos apresentados por alunos das Escolas Sesi

8 oficinas ao vivo

2 painéis de debate