A imensa nuvem de poeira gerada por tempestades de vento na Patagônia deve chegar ao litoral do Rio Grande do SUl nas próximas horas. De acordo com a MetSul Meteorologia, a expectativa é que o material siga predominantemente sobre o mar, e, se atingir áreas continentais, isso aconteça sobre o Leste gaúcho, durante a noite, o que dificulta a captação das imagens de satélite e sua clara observação.
A MetSul reitera que esse episódio não se compara aos fenômenos que foram vistos no interior de São Paulo e no Centro-Oeste do Brasil. Trata-se apenas material particulado em suspensão na atmosfera, assim como ocorre rotineiramente com a poeira do Saara que chega ao Caribe e ao continente europeu. No máximo, o efeito é deixar o céu mais acinzentado e realçar as cores do nascer e do pôr do sol.
Segundo a empresa de meteorologia, o que chama atenção nessa nuvem é o seu enorme tamanho e o deslocamento para latitudes médias do continente, chegando ao Uruguai e nas próximas horas ao litoral do gaúcho.
Leia mais no Correio do Povo