Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Mourão: 'Escola Cívico-Militar é importante para o futuro do Rio Grande do Sul'. Vice-presidente participou do lançamento do livro 'Escola Cívico-Militar: Uma Esperança para o Brasil'

Detalhes Notícia

 

“Na educação se busca, sempre, criar competências através do conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e experiências. As escolas militares somam projeto pedagógico com atitudes e valores, forjando cidadãos responsáveis”. A afirmação é do Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, proferida esta manhã (27) durante solenidade de lançamento do livro ”Escola Cívico-Militar: Uma Esperança para o Brasil” realizada no Colégio Militar de Porto Alegre. A obra é de autoria do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, autoria do projeto que deu origem à lei que implementa no RS o modelo cívico-militar.

O livro faz um resgate da história do modelo cívico-militar no Brasil, no mundo e no Estado, além de enfocar detalhes do ensino ministrado nestes estabelecimentos com prefácio de Mourão que foi aluno dos colégios militares do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. Mourão elogiou a iniciativa de Zucco “que com coragem e determinação elaborou o livro para transmitir conhecimento e a experiência deste exitoso modelo de ensino”. Afirmou ainda que a instalação das escolas cívico-militares “é a vitória da sociedade gaúcha porque as crianças e adolescentes são o futuro, os responsáveis pela manutenção da grandeza do Rio Grande do Sul”.

O deputado Zucco disse que o livro é uma obra singela com conceitos e um conjunto de depoimentos, além de definições para que a sociedade conheça melhor o modelo cívico-militar. “Cerca de 40 municípios gaúchos já manifestaram interesse em aderir ao modelo, comprovando a busca deste ensino de qualidade caracterizado por conteúdo e comprometimento na formação de cidadãos íntegros”, acrescentou. Ele destacou que o modelo emprega militares da reserva das Forças Armadas e da Brigada Militar na função de monitoria das escolas.

Participaram do evento desta manhã o ministro Onyx Lorenzoni, do Trabalho e Previdência; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o Comandante Militar do Sul, General Valério Stumpf Trindade, entre outras autoridades.