Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Bolsonaro vai ao STF contra quebra de sigilo pela CPI da Covid; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Medida foi aprovada pela comissão parlamentar antes do encerramento dos trabalhos depois que o presidente divulgou informação falsa sobre a vacina contra o novo coronavírus. Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Dida Sampaio/Estadão

O presidente Jair Bolsonaro acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 27, contra a quebra de seu sigilo telemático decretada pela CPI da Covid. A medida foi aprovada pela comissão parlamentar antes do encerramento dos trabalhos e depois que Bolsonaro divulgou informação falsa em sua live semanal associando a vacina contra o novo coronavírus ao risco de infecção pelo vírus da Aids.

Ao STF, a Advocacia Geral da União (AGU), que defende judicialmente os interesses do Planalto, disse que a CPI não tem poder para investigar o presidente ou de decretar medidas contra ele.

“Pelo que se percebe, o requerimento aprovado invade a esfera de sigilos dos dados telemáticos da parte impetrante, de abril de 2020 até a presente data, além de determinar outras providências igualmente ilegais em face do Impetrante, a exemplo da suspensão de contas em plataformas, e instar a representação pela Advocacia do Senado para promover sua responsabilização”, diz um trecho do mandado de segurança.

Leia mais em O Estado de São Paulo