A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) informa que o artista visual e gestor cultural André Venzon está se desligando da pasta. Venzon estava à frente do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e do Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), desde 2019, e se despede da função para se dedicar a projetos e instituições culturais no setor privado. Em seu lugar, assume Adriana Boff, com ampla experiência na área de produção e gestão cultural na esfera pública e privada.
André Venzon foi um dos primeiros nomes anunciados para compor o quadro de diretores dos equipamentos culturais ligados à Sedac, ainda em 2018. Teve como missão realizar junto à equipe do MACRS a catalogação geral do acervo e a conquista de um imóvel para a nova sede do Museu, ambas realizadas com amplo apoio da Associação de Amigos do MACRS – AAMACRS – e outros importantes parceiros. Agora, o novo espaço no 4º Distrito de Porto Alegre, prestes a ser reformado por meio de edital público com investimento de R$ 3 milhões do Governo do Estado, possibilitará a interação entre a instituição, artistas e visitantes, tornando-se um local vivo e aberto às manifestações contemporâneas de arte, cultura e ação social.
“Agradeço imensamente todo o esforço e dedicação que o André empenhou durante seu tempo conosco. Trouxe inovação em cada projeto e ajudou na afirmação da identidade das instituições pelas quais era responsável. Tenho certeza de que as contribuições do seu trabalho na Sedac serão sentidas por muito tempo e de que sempre poderemos contar com ele como um grande parceiro da arte e da cultura gaúchas”, afirma a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
Prêmio Açorianos
O MACRS foi um dos agraciados do XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, como destaque Instituição. O anúncio foi feito na última quarta-feira (27), em evento híbrido. A premiação, realizada pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, destaca produções de 2020 que contribuíram para o fortalecimento do campo cultural.
“Esse prêmio é um reconhecimento dessa trajetória do MACRS feita pelos artistas, curadores, pesquisadores, doadores, gestores, servidores, estagiários e amigos do museu, que, ao possibilitarem a catalogação do acervo e a construção da nova sede, estão fazendo a história da arte contemporânea no RS se tornar mais pública e para todes. Agradeço a honra de ter colaborado com essa gestão, a convivência e confiança de tantos profissionais que, com criatividade e dedicação, mantêm a arte e a cultura vivas”, avalia André Venzon.
Nova direção
Adriana Boff é artista visual e gestora cultural. Formada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UFRGS, atua desde 1997 na área cultural na cidade de Porto Alegre. Trabalhou na Fundação Iberê Camargo como coordenadora de produção e coordenadora editorial de 2000 a 2016. Em 2017, foi nomeada coordenadora de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre. Adriana assume com o desafio de inaugurar a reforma da nova sede do MACRS em setembro de 2022, ano em que o Museu completa seu trigésimo aniversário de criação.