Um grupo de congressistas americanos da ala mais progressista do partido Democrata divulgou na manhã desta sexta-feira (5/11) um comunicado no qual elogia os trabalhos da CPI da Covid – que sugeriu o indiciamento de Jair Bolsonaro por nove delitos, entre os quais crime contra a humanidade e charlatanismo.
O texto também insta o procurador-geral da República, Augusto Aras, a seguir com as investigações e afirma que a atuação dos parlamentares brasileiros os fez resolver seguir caminho semelhante nos Estados Unidos em relação às fakes news contra vacinas – que têm levado relevante percentual da população americana a hesitar diante da imunização.
“Os comentários recentes de Bolsonaro de que pessoas totalmente vacinadas estavam desenvolvendo a AIDS mostram que ele mantém sua oposição contínua e perigosa às vacinas e continua a usar as redes sociais para espalhar desinformação”, dizem os congressistas na declaração pública, citando o caso em que uma live recente do presidente brasileiro foi derrubada das redes sociais depois que ele fez falsa associação entre vacinas e aids.
“Como legisladores dos EUA, estamos plenamente cientes dos impactos negativos que a desinformação pode ter na saúde pública e na democracia. Somos solidários às autoridades brasileiras que estão lutando para impedir a disseminação em massa da desinformação no Brasil e resolvemos fazer o mesmo aqui nos Estados Unidos”, continua o texto.
Leia mais em BBC