Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Mutirão chega a quase 2 mil processos digitalizados ou arquivados em um mês

Detalhes Notícia
Foram identificados aproximadamente 6,1 mil processos físicos em tramitação. Fernanda Seixas Torres/PGM PMPA

 

 

Cerca de 1,8 mil processos físicos foram migrados para meio eletrônico ou arquivados no último mês na Procuradoria-Geral do Município (PGM). O esforço para digitalizar os processos físicos ainda em tramitação faz parte de uma série de medidas que vêm sendo tomadas pela gestão para agilizar a tramitação dos processos, aumentar a produtividade e viabilizar a implementação total do sistema de trabalho remoto na Procuradoria. Foram identificados aproximadamente 6,1 mil processos físicos em tramitação.

Formalizado pelo decreto 21.143/2021, no âmbito do Município, e regulamentado na Procuradoria-Geral pela Instrução Normativa 012/2021, o trabalho remoto exigiu adaptações tanto físicas como de gestão.

Iniciada ainda no ano passado, a reorganização dos espaços físicos da PGM já resultou no enxugamento da estrutura. Neste ano, cinco salas que eram ocupadas pela PGM no Edifício Intendente José Montaury foram devolvidas à administração. Até a metade do ano que vem, os contratos de locação de salas ocupadas pela PGM em outro prédio no Centro Histórico devem ser finalizados. Os valores gastos com a locação das salas chegam a quase R$ 200 mil por ano. De acordo com relatório divulgado pela Coordenação Administrativo-Financeira da PGM no final do ano passado, os gastos com despesas gerais foram reduzidos em 63% após o início do teletrabalho.

Produtividade – Para ajustar o controle da efetividade e produtividade dos servidores, a Coordenação Geral de Qualidade e Produtividade (CGQP) desenvolveu um sistema automatizado de monitoramento das atividades realizadas de forma remota e medição da produtividade. “É uma ferramenta importante, porque não apenas controla a produtividade dos servidores, mas também fornece informações necessárias para a gestão do teletrabalho em cada equipe. Por meio dela, é possível identificar as principais demandas, o volume de trabalho e a disponibilidade de cada servidor e, a partir disso, realizar os ajustes necessários”, explica o procurador-geral do Município, Roberto Silva da Rocha.