Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

MPF pede suspensão de portaria de Mário Frias que vetou passaporte da vacina em projetos da Lei Rouanet; O Globo

Detalhes Notícia
Para agradar a Bolsonaro, secretário especial da Cultura editou norma que, segundo o Ministério Público Federal, interferiu em medidas sanitárias. O secretário especial da Cultura, Mario Frias, Foto: Agência O Globo

 

 

O Ministério Público Federal solicitou à Justiça nesta sexta-feira a derrubada da portaria editada pelo secretário especial da Cultura, Mário Frias, que proíbe a exigência de passaporte sanitário em projetos financiados pela Lei Rouanet. De acordo com o MPF, a medida adotada por Mário Frias teve como objetivo “interferir nas medidas sanitárias e epidemiológicas” e representa um “desvio de finalidade”, porque não cabe a um órgão subordinado ao Ministério do Turismo determinar ações de prevenção e controle da Covid-19.

“A portaria editada pela Secult/MTUR claramente não tem como objetivo principal disciplinar sobre o acesso à cultura ou à concessão de incentivos culturais, mas interferir nas medidas sanitárias e epidemiológicas estabelecidas pelos gestores locais de saúde pública nos estados e municípios”, afirma a ação civil pública movida pela Procuradoria da República do Distrito Federal.

Leia mais em O Globo