Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Cinemateca Capitólio apresenta clássicos da Alemanha Oriental

Detalhes Notícia
Alex Rocha/PMPA

 

 

A Cinemateca Capitólio e o Goethe-Institut Porto Alegre promovem até 24 de novembro a mostra O Cinema da Alemanha Oriental, com 12 obras realizadas entre 1946 e 1990 pela Defa (Deutsche Film-Aktiengesellschaft), a produtora estatal da República Democrática Alemã. O evento começou nesse sábado, 13, e ocorre na Cinemateca Capitólio, na rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico. Em 2021 são celebrados os 75 anos da produtora que, na época da reunificação alemã, havia produzido mais de 700 longas-metragens e cerca de 2,5 mil curtas e documentários.

O panorama histórico da mostra revela diversas facetas das produções da Defa. Integram a programação os clássicos Os Assassinos Estão Entre Nós, lançado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, Berlim – Esquina Schönhauser, retrato da rebeldia juvenil nos anos 1950; obras modernas e polêmicas, realizadas em sintonia com as Nouvelle Vagues dos anos 1960, como O Céu Dividido, O Coelho Sou Eu, Karla e Rastro de Pedras; e filmes de grande apelo popular como A Lenda de Paul e Paula e o musical Solo Sunny, um êxito arrebatador de público e influência para a moda de toda uma geração jovem do leste alemão no fim dos anos 1970.

Os últimos anos da Alemanha Oriental são retratados em obras impactantes como Coming Out, marco do cinema queer dos anos 1980, e Adeus, Inverno, uma pequena obra-prima documental realizada pela jovem diretora Helke Misselwitz. A mostra tem curadoria da Coordenação de Cinema e Audiovisual de Porto Alegre.

Exibições em cópias de alta definição e o valor do ingresso é R$ 10.

Veja a programação aqui.