Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Fachin, do STF, suspende lei estadual que proibia uso de linguagem neutra no ensino

Detalhes Notícia
Ministro viu risco 'imenso' de legislação de Rondônia 'calar professores, professoras, alunos e alunas'. Edson Fachin será o próximo presidente do TSE, a partir de fevereiro de 2022 Foto: Jorge William / Agência O Globo/24-04-2019

O ministro Edson Fachi, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu uma liminar nesta quarta-feira para suspender uma lei de Rondônia que proibia o uso da chamada “linguagem neutra” nas escolas do estado. Na decisão, o ministro disse ver risco “imenso” de que a lei, caso fosse imediatamente aplicada, pudesse calar “professores, professoras, alunos e alunas”. A liminar deverá ser confirmada pelos demais ministros da Corte.

A “linguagem neutra”, ou “linguagem inclusiva”, — que inclui termos em que os artigos masculinos e femininos são substituídos pelas letras “x” ou “e” — visa a combater preconceitos linguísticos, retirando vieses que usualmente subordinam um gênero em relação a outro.

Assim, “amigo” ou “amiga” virariam “amigue” ou “amigx”, segundo uma das propostas. As palavras “todos” ou “todas” seriam substituídas, da mesma forma, por “todes” ou “todxs”.

Leia mais em O Globo