Na manhã desta quinta-feira (18) a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), de Porto Alegre, e a Universidade Feevale firmaram convênio de cooperação técnica e científica para a realização de estágio curricular, internato e residência médica pelos alunos do curso de Medicina no hospital. Participaram do ato de assinatura o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, e o presidente da Associação, Dirceu Beltrame Dal’Molin. Na oportunidade, também estiveram presentes membros do corpo administrativo do hospital e da reitoria da Universidade.
Por meio do convênio, os estudantes/estagiários exercerão atividades de Atenção à Saúde. Elas incluem, por exemplo, consultas médicas sob supervisão, visitas domiciliares, planejamento das ações de saúde, educação para a saúde e outras, com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde, uma vez que o Hospital Vila Nova destina todos os seus atendimentos ao SUS.
Para o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal’Molin, é uma felicidade imensa estar ao lado e crescer junto de parceiros que estão se expandindo, como a Feevale. “Nós abraçamos a ideia de ter profissionais formados dentro do padrão de qualidade que entendemos que deva ser o SUS no Brasil, bem como a humanização do aluno e do preceptor. Por isso, agradeço à oportunidade desta parceria e tenho certeza que, nos próximos anos, formaremos médicos mais humanos e mais próximos dos pacientes, pois essa é a nossa filosofia”, completou.
Conforme o reitor Cleber Prodanov, junto ao crescimento das estruturas da Feevale, como a do Centro de Especialidades em Saúde (Cies), está o fortalecimento das parcerias, e a AHVN será uma nova e importante parceira. “O trabalho que podemos fazer como parceiros é significativo para a sociedade, bem como o trabalho que os professores realizam com seus alunos e que levam para dentro das unidades de saúde, pois, além da técnica e da ciência, eles levam o carinho, o conforto e o atendimento, ou seja, a humanização da Medicina, que é um dos nossos pilares. Estamos muito felizes, hoje, de poder formalizar esse trabalho e espero que a Associação considere a Universidade a sua casa”, afirmou.