O Procon de Porto AlegrE alerta os consumidores para alguns cuidados que devem ter ao fazer suas compras na semana da Black Friday, que se inicia nesta sexta-feira, 19. O diretor do Procon municpal Professor Wambert Di Lorenzo alerta para a necessidade do consumidor planejar suas compras a fim de não comprometer o orçamento pois logo em seguida haverá pagamentos como IPTU, IPVA e matrícula escolar, além das despesas naturais com período de férias.
Também há necessidade de uma pesquisa prévia para evitar as falsas promoções de empresas que aumentam significativamente os preços para depois baixar na Black Friday.
“Devemos ter cuidado principalmente nas compras via internet, checando a autenticidade dos sites, analisando o seu histórico de venda. Muitos fraudadores criam páginas de produtos idênticas às originais, e o consumidor, infelizmente, acaba caindo no golpe.”
O professor Wambert aconselha o consumidor a fazer uma lista dos produtos que realmente precise, estabelecendo um limite de gastos. Lembra, ainda, que qualquer irregularidade observada deve ser denunciada aos orgãos de defesa do consumidor.
Denúncias ao Procon de Porto Alegre devem ser feitas pelo aplicativo 156 ou pelo site proconpoa.rs.gov.br