Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

5ª onda da Covid : França estuda liberar dose de reforço para maiores de 40 anos; RFI

Detalhes Notícia
A quinta onda da epidemia de Covid-19 chegou e a França caminha para um reforço da vacina para maiores de 40 anos, recomendado nesta sexta-feira (19) pelas autoridades sanitárias. JORGE GUERRERO AFP/File

 

 

A quinta onda da pandemia de Covid-19 se consolida no continente e a França caminha para um reforço da vacina para todos os maiores de 40 anos, recomendado pelas autoridades de saúde nesta sexta-feira (19). Atualmente, a idade mínima para a terceira dose é de 65 anos, além de pessoas com riscos de desenvolver formas graves da doença.

A eficácia das vacinas contra infecções sintomáticas diminui com o tempo, o que explica em parte a volta da pandemia na França e na Europa.

Para enfrentar o declínio desta eficácia, a Alta Autoridade para a Saúde (HAS) da França recomendou nesta sexta-feira (19) a administração de uma dose de reforço para todos os franceses de mais de 40 anos. O conselho da HAS é geralmente seguido pelo governo francês.

Até agora, a terceira dose só dizia respeito na França a pessoas com mais de 65 anos ou em risco de desenvolver formas graves da doença, como portadores de comorbidades.

O presidente Emmanuel Macron anunciou no início de novembro que a dose de reforço estaria disponível para pessoas de 50 a 64 anos a partir de 1º de dezembro.

Leia mais em RFI