Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Prefeitos irão a Brasília defender SUS para o transporte público

Detalhes Notícia
Plenária acatou proposição de Melo e 8 de dezembro será o "Dia D" do transporte coletivo. Carol Seeger/GP PMPA

 

 

No segundo dia da programação da 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, o prefeito Sebastião Melo reforçou o apelo pela união dos gestores municipais para pressionar o governo federal, o Congresso Nacional e os governos estaduais sobre o financiamento do transporte coletivo. Melo falou no painel que abriu a agenda desta sexta-feira, 26, em Aracaju/SE. A plenária acatou o pedido de Melo e definiu o dia 8 de dezembro como “Dia D” do transporte coletivo, quando prefeitos de todo o país irão a Brasília.

Para o prefeito, que também pontuou os desafios no âmbito da Região Metropolitana como presidente da Granpal, a mobilização em massa é essencial para conquistar mudanças. “É urgente a criação de um SUS para o transporte, com recursos da união e dos governos estaduais, além dos municípios. Temos desafios enormes para qualificar o serviço ao usuário, e as prefeituras não têm condições de pagar a conta sozinhas”, defendeu.

“O transporte público é o maior desafio dos gestores públicos das grandes cidades. O tema estará na carta de Aracaju como pauta prioritária, junto com a saúde e a educação”, reforçou o prefeito de Aracaju e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira. A agenda em Brasília será um dos temas dos prefeitos com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que participará do encerramento da reunião da FNP nesta tarde, a partir das 14h. O secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, também cumpre agenda com o prefeito em Sergipe.