Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Estado e municípios firmam acordo para reforçar ações de conscientização no trânsito; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Governo do Estado e as prefeituras de Porto Alegre e Caxias do Sul assinaram termo de compromisso com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Evento aconteceu nesta sexta-feira | Foto: Mauro Schafer

 

 

A violência no trânsito tirou a vida de 31.945 pessoas no Brasil em 2019, conforme dados do Ministério da Saúde. Para mudar esse triste cenário nos estados e municípios, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) vem reforçando as ações de conscientização junto a órgãos de saúde e de segurança pública. Como parte dessa iniciativa, o governo do Estado e as prefeituras de Porto Alegre e Caxias do Sul assinaram termo de compromisso com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O ato de assinatura ocorreu no auditório da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), na Capital.

Ao apresentar o plano da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, o titular da Senatran, Frederico de Moura Carneiro, explicou a meta instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que visa reduzir, ao final do prazo de 10 anos, no mínimo em 50% o número de mortes e lesões no trânsito. “A gente precisa contar com a ação conjunta de diversos órgãos, seja da União, dos Estados ou dos municípios para que essas ações sejam efetivamente implementadas em cada localidade. Esse termo de compromisso simboliza esse engajamento”, afirmou. Mais do que salvar vidas e diminuir os acidentes, Carneiro ressaltou que cada instituição assumiu o compromisso de reforçar as ações preventivas. “Esse comprometimento dos órgãos de trânsito e órgãos relacionados à saúde, à educação e à segurança pública serve para que possam atuar de maneira conjunta para alcançar esse objetivo”, avaliou.

Leia mais no Correio do Povo