Casos da nova variante do coronavírus, a ômicron, se multiplicam pelo mundo enquanto aumenta a quantidade de países fecham suas fronteiras a viajantes do sul da África. Depois de várias nações europeias terem anunciado a presença da linhagem em seus territórios, o governo francês prepara novas medidas de proteção e acredita que a mutação já circula no país.
Oficialmente, nenhum caso da ômicron foi detectado até o momento na França. No entanto, o ministro francês da Saúde, Olivier Verán, resolveu advertir a população neste domingo (28) sobre o anúncio iminente das primeiras contaminações.
“É uma questão de horas, muito provavelmente”, declarou, ao visitar um centro de vacinação em Paris. Verán lembrou que a nova linhagem já foi identificada em países que fazem fronteira com a França, como a Bélgica, a Alemanha e a Itália.
O Reino Unido e a República Tcheca também anunciaram no sábado (27) ter detectado a presença da ômicron em seus territórios. A Dinamarca indicou que analisa casos suspeitos.
Leia mais em RFI