Larissa Kayser assumiu em outubro de 2020 a diretoria da Escola Bernadino Luís de Souza, que atende a 70 alunos do Jardim ao quinto ano do Ensino Fundamental em duas salas de aula, na área rural de Montenegro (RS). Quando chegou à escola, para substituir a diretora aposentada, auge da pandemia, as crianças recebiam as tarefas via WhatsApp. O primeiro contato com seus alunos ocorreu em maio de 2021 ao se iniciar o ensino híbrido. Logo em seguida, todos os alunos puderam voltar a frequentar a escola.
Foi então que Larissa teve contato com a realidade das crianças, que apresentavam importantes lacunas afetivas e emocionais, conforme o esperado após as privações provocadas pela condição do isolamento social. A carência de materiais didáticos e roupas para o inverno, assim como a espera pelas refeições também eram sistemáticas. “Notamos que faltava o básico e não poderíamos nos omitir, pois a escola faz parte da rede de apoio das crianças e suas famílias”, contou Larissa.
A partir disso, a nova diretora mapeou todas as grandes empresas localizadas na região, composta pelo do polo petroquímico, e, persistentemente, relatou a situação em um pedido de ajuda. Foi assim que a Polo Films, empresa de manufatura da cadeia do plástico, que produz Filmes de Polipropileno Biorientado (BOPP), localizada na BR 386, tomou conhecimento do cenário e visitou a escola Bernardino Luís de Souza. Então, estabeleceu-se uma parceria profícua a dar suporte à rede de apoio das crianças para que as famílias voltem a se fortalecer.
A Polo Films disponibilizou cestas básicas (entregue todos os meses de julho a dezembro) material escolar de uso diário, utensílios de cozinha, palets para a construção de bancos e, ainda, proporcionou a visita de especialista em meio ambiente que orientou o plantio de horta, falou e sobre reciclagem e compostagem às crianças. A empresa também apoiará a festa de final de ano, completando um ciclo virtuoso e demonstrando que a responsabilidade para o bem social das crianças é de toda a comunidade.
Para o CEO da Polo Films, Antonio Jou, desenvolver a comunidade local faz parte da missão da empresa. “Esta escola também assiste a filhos de colaboradores da Polo e ficamos muito honrados e estimulados em poder contribuir, fazendo com que não faltem recursos para as crianças da nossa região, um compromisso contínuo que nos orgulhamos muito”, afirmou.