A noite passada foi repleta de emoções aos presentes no Theatro São Pedro. A celebração dos 30 anos do Instituto do Câncer Infantil reuniu autoridades e convidados especiais e relembrou a trajetória da instituição que, desde 1991, faz a diferença para milhares de famílias na luta contra o câncer infantojuvenil.
A cerimônia iniciou com um espetáculo do Grupo Tholl, que abriu a noite com encanto e magia, sob o olhar atento de algumas famílias representando os pacientes assistidos pelo ICI, que estavam nos camarotes. Com o tema : “Levando os convidados a deixar sua criança interior acordar”, a apresentação trouxe a reflexão de um mundo mais colorido, assim como as crianças enxergam puramente.
Em 9 de Dezembro de 1991, no Theatro São Pedro, o Instituto do Câncer Infantil foi fundado pelo Dr. Algemir Brunetto, o jornalista Lauro Quadros e outros parceiros. Voltando ao local de origem, a mesa, que na época foi composta pelos fundadores e autoridades, foi remontada para celebrar o acontecimento. Contando com o superintendente do ICI, Dr. Algemir Brunetto, e representantes das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal: Secretária Adjunta Ana Costa e Secretário Mauro Sparta, além de representantes de empresas parceiras, voluntários, funcionários e ex-pacientes, a mesa foi recomposta.
Emocionado, o idealizador e hoje Superintendente do Instituto do Câncer Infantil, Dr. Brunetto, ressaltou: “A constatação da credibilidade do ICI nos dá a certeza da continuidade do apoio para manter e ampliar os programas e projetos assistenciais e de pesquisa científica e, assim, ampliar os índices de cura e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
O evento contou com depoimentos e homenagens de representantes daqueles que fazem a diferença na vida das crianças e famílias que enfrentam o câncer. Por meio de um vídeo, o Guri de Uruguaiana marcou presença homenageando o trabalho do ICI e chamando a atração seguinte, que ficou por conta do grupo Os Fagundes.
Entre as homenagens a todos que fizeram parte dessa história de luta, atenção e amor, foi entregue a medalha da coragem ao Dr. Algemir Brunetto, idealizador do ICI, que foi aplaudido de pé pelo público. A medalha da coragem é a maior condecoração do ICI, que representa a força dos pacientes e familiares para enfrentar a doença. Os fundadores deixaram sua marca e foram os responsáveis por iniciar a missão que hoje o Instituto do Câncer Infantil se orgulha: salvar vidas.
Sucesso entre as crianças, o Leão da Coragem subiu ao palco. O mascote do Instituto que representa a coragem de crianças, adolescentes e suas famílias, trouxe consigo a cápsula do tempo, com mensagens de todos os envolvidos com a causa, que foram escritas para serem abertas em 10 anos.
A noite terminou com um show produzido por Os Gandolfi Filmes e Música das cantoras Julia Reis, Kênia e Quinarah com e a certeza de que a solidariedade pode ser o caminho para a felicidade. De uma trajetória que começou com tijolinhos amarelos representando a Estrada Dourada da Saúde. E com a colaboração da comunidade e o envolvimento de mais de 500 voluntários, há 30 anos, é esperança para milhares de famílias.