Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

Principal partido de direita francês escolhe pela primeira vez uma mulher como candidata para eleições presidenciais; RFI

Detalhes Notícia
Valérie Pécresse voi eleita nesta sábado (4) para representar o principal partido de direita da França, Republicanos (LR), nas eleições presidenciais de 2022. AFP - LUDOVIC MARIN

 

 

O principal partido de direita francês, o Republicanos (LR), elegeu neste sábado (4) Valérie Pécresse como candidata para as eleições presidenciais de abril de 2022. Com a escolha, a França tem, pela primeira vez na história, mulheres representado os três maiores partidos do país na disputa pela vaga no Palácio do Eliseu.

A representante da ala social-liberal do partido, obteve 60,95% dos votos no segundo turno das primárias republicanas, realizadas de maneira virtual, contra 39,05% de seu rival, o conservador Eric Ciotti, e se tornou a primeira mulher a defender a direita em uma eleição presidencial na França.

“Obrigada pela audácia”, declarou Pécresse em discurso, após a divulgação dos resultados. “A direita republicana está de volta”, disse chamando os militantes a apoiar sua candidatura.

“Pela primeira vez em sua história, o partido do general De Gaulle, de Georges Pompidou, de Jacques Chirac, de Nicolas Sarkozy, nossa família política, vai ter uma candidata à eleição presidencial. E eu vou me mostrar à altura, eu vou dar tudo para fazer com que nossas convicções triunfem”, disse a atual presidente da região Île de France, que engloba Paris, e ex-ministra do Ensino Superior e do Planejamento de Nicolas Sarkozy (2007 – 2012).

Leia mais em RFI