A condição circunstancial de saúde não impediu que o amor e o companheirismo, cultivados ao longo de 50 anos, fossem renovados por Gervásio e Francisca Ferreira dos Santos. As bodas de ouro do casal de Canoas foram celebradas, neste sábado (4), pelo padre Léo Hastenteufel, num palco inusitado: a capela do Hospital Moinhos de Vento, instituição onde Gervásio Santos, professor de 73 anos, está internado para o tratamento de uma leucemia linfocítica crônica.
A cerimônia, que teve direito a bolo, a trocas de alianças e à tradição do buquê, foi acompanhada pelos filhos Marcos Vinícius, Patrícia e Francisco.
Emocionada, Francisca disse estar muito grata ao poder comemorar uma data tão especial ao lado de seu companheiro de vida.
“Não tenho palavras para agradecer. Foi formidável a liturgia, o padre, o envolvimento de todos do Hospital Moinhos de Vento, da equipe da enfermagem às meninas da limpeza, os médicos, as homenagens, as flores, tudo lindo. Esse momento jamais será esquecido nas nossas vidas”, declarou.
Já o esposo agradeceu a dedicação, o carinho e a responsabilidade da “turma da enfermagem”, como definiu. “A gente sai daqui levando-as no fundo do coração”, revelou.
A iniciativa envolveu toda a equipe do hospital, inclusive a Pastoral, e foi organizada pela enfermeira Luisa Pavinatto, com supervisão da enfermeira Elisandra Leites. Na avaliação de Elisandra, o cuidado em forma de ações de amor e gentileza se constitui em um novo modo de fazer o trabalho da enfermagem. “Participar de uma celebração de bodas de ouro dentro do Hospital Moinhos de Vento dá a dimensão de que o amor supera barreiras. Uma alegria para toda a nossa equipe estar junto nesse momento tão importante para a vida do casal e sua família”, enalteceu.